Translate

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Polybius - O Jogo Maldito


Polybius é uma lenda urbana sobre um jogo de arcada raros lançado em 1981. O jogo foi criado por uma empresa misteriosa chamada Sinneslöschen (alemão para "Sentido Exclusão") e foi um puzzle / shoot-'n-up um pouco como Tempestade. Ele só foi lançado em alguns subúrbios de Portland, Oregon.

Diferente de Asteroids, Polybius continha muito mais poder de gráfico e uma jogabilidade muito mais simples, sendo apenas ir para frente, para trás e atirar. O jogo era bastante colorido e bem psicodélico. E é aí que a história começa a tomar a sua forma de lenda urbana.

Segundo conta-se, Polybius teria sido desenvolvido por uma empresa alemã chamada Sinneslöschen, que em tradução livre significa algo como “inibidor de senso”, ou “senso excluído / sense delete”, segundo o Google Tradutor.

Essa lenda surgiu, mais precisamente, em 1998, quando o registro do jogo surgiu no site Coinop.org. Nesse mesmo site, as informações dão conta de que Polybius é, na verdade, uma “máquina de hipnotizar pessoas que foi desenvolvida pela CIA”. Sim, minha gente... Estamos lidando com teorias da conspiração aqui.


Foi supostamente muito popular, com pessoas que formam longas filas para jogá-lo. No entanto, os jogadores relataram coisas estranhas sobre o jogo, como ouvir uma mulher chorando e vendo rostos grotescos com o canto dos seus olhos. Os jogadores também teria pesadelos, náuseas experiente, dores de cabeça, desmaios ou até mesmo desenvolver amnésia. Alguns suicídio até cometeu. Outros pararam de jogar jogos de vídeo por completo e pelo menos um tornou-se um ativista jogo anti-video.

A história conta que Polybius era uma máquina de lavagem cerebral. Segundo relatos de quem supostamente jogou o jogo na época, afirmavam que muitos jogadores ficaram viciados no jogo e que não conseguiam parar, sempre tentando baterem os recordes dela, como em qualquer arcade. A questão aqui é que o jogo possuía os gráficos muito – repito – MUITO coloridos e piscantes, o que causava reações variadas nos jogadores, sendo a mais comum, crises de epilepsia e até mortes por conta disso. Há quem ainda seja mais conspiratório e diga que o jogo é recheado de mensagens subliminares, sendo esse o motivo das tais “lavagens cerebrais” que o jogo causa. Alguns dos sintomas causados por Polybius seriam insônia, narcolepsia, pesadelos, epilepsia e até depressão, que supostamente seriam ativados através de um menu na bios do arcade e ao invés dos técnicos tradicionais, que coletavam as fichas e faziam as manutenções das máquinas, eram vistos homens vestidos com ternos pretos sempre mexendo em alguma configuração.

De acordo com um proprietário de um arcade, homens vestindo ternos pretos que muitas vezes vêm de recolher "registros" do jogo.


Eles não levaram nenhum dinheiro, apenas dados sobre o jogo. Devido a isso, a principal teoria é que era algum tipo de experimento de governo usando mensagens subliminares. O jogo permanece na obscuridade como cerca de um mês após o seu lançamento, todos os armários de repente desapareceu. Um gabinete reapareceu em um arcade 1998, mas rapidamente desapareceu novamente. Enquanto alguns tentaram recriar o jogo, ninguém nunca encontrou o ROM original.

O arcade não foi muito divulgado, pelo mundo. Aliás, mal foi distribuído mesmo nos EUA, tendo ficado restrito à apenas uma cidade e com um número limitado de máquinas, colocadas em bares e outros estabelecimentos do tipo. Poucos meses depois, tais máquinas foram retiradas destes estabelecimentos e nunca mais foram encontradas. O motivo delas terem sido retiradas é desconhecido, mas é contado que o sumiço se dá por elas não terem cumprido sua missão. Talvez Polybius tenha sido um teste para algum tipo de arma psicológica para uso na guerra fria, o que é bem provável já que como todos sabem, essa foi uma época bizarra no meio da tecnologia.

Sinneslöschen



O jogo pode ser encontrado disponível para download no site da Sinneslöschen.
Na mídia

Desde a sua lenda urbana floresceu para o fenômeno que é agora, tem havido muitos alegados avistamentos de jogo Polybius, bem como alguns vídeos curtos sobre o assunto.
a captura de tela



Como visto na única imagem, ele diz que "Sinneslöschen". Graças ao Google Translate, que significa "sentido excluir". Possivelmente, isto pode explicar a amnésia.


A lenda tomou uma forma grande e garantiu seu lugar no espaço da cultura pop. Na HQ Batman Incorporated (2012), na edição nº 1, há uma cena aonde Pandora está ao lado de um cara que está jogando Polybius.

Em um episódio dos Simpsons, também é possível ver a máquina do jogo. Destaque para o "Property of U.S. Government".

Em Werck It Ralph (Detona Ralph), na cena aonde dois garotos estão jogando, um dos arcades do canto da tela é o de Polybius.